Jorge Luiz diz que é vÃtima de perseguição polÃtica em seu próprio partido
"Foi um ato ilegal, sem direto à ampla defesa". A declaração é do sindicalista Jorge Luiz, ex-candidato a prefeito de Ilhéus pelo PSOL, afastado do partido pela direção municipal. Jorge Luiz é acusado de estar sistematicamente sabotado as reuniões e presumidamente levando outros membros do seu grupo a também sabotarem inviabilizando o quórum para o funcionamento das instancias. O diretório municipal também o acusa de ter tem emitido documentos em nome da direção municipal do partido sem o consentimento nem conhecimento desta. Mas ele nega as acusações. "É uma acusação leviana (...) o Diretório Municipal não comprova, apenas presume", afirma em nota enviada ao Jornal Bahia Online.
Jorge Luiz também defende-se da acusação de ter emitido documentos em nome da sigla. "Os responsáveis por esta acusação caluniosa não são capazes de, sequer, apresentarem um só documento destes, justamente pelo fato de ser inverídica tal afirmação. Mais uma vez é absurda a aplicação de uma sanção com base em uma calúnia", diz. Sobre uma suposta direção paralela frente à sigla, Jorge Luiz também é enfático. "Neste caso, a gravidade de tal consideração é observada não só pela mesma faltar com a verdade, como também mostrar uma flagrante diferença de concepção partidária".
Jorge refere-se à existência de Núcleos de Base no PSOL "O reconhecimento dos Núcleos de Base como instância partidária foi uma vitória daqueles que pretendem construir um partido radicalmente democrático. É tradição dos partidos socialistas a existência de núcleo de base, responsável por levar a direção a posição da base partidária, para orientar a decisão daquela instância, fazendo refletir a vontade da mesma", afirmq. Segundo ele, a tentativa de deslegitimar tal organismo, além de afrontar gravemente o Estatuto do PSOL, remonta a uma concepção autoritária e vertical de partido político, que não deve ter guarida no PSOL. "O Núcleo de Base que o DM-Ilhéus tenta deslegitimar é o Núcleo da Resistência, que foi devidamente registrado junto do DM-Ilhéus em 24/09/2013", completa. Os Núcleos de Base, organizados por cidades, empresas, bairros, locais de estudo, trabalho, movimentos sociais, gênero, raça, e todos aqueles reconhecidos como tal pelo Partido.
Jorge Luiz diz que é vítima de perseguição política em seu próprio partido.